14
1 Coríntios 14.1-25
TEMA: Anunciar mensagens que vêm diretamente de Deus é de maior ajuda para os cristãos do que lhes comunicar mensagens em línguas desconhecidas.
Vocês devem desejar amar o seu próximo mais que qualquer outra coisa. Vocês devem desejar ardentemente as habilidades que o Espírito de Deus dá aos cristãos. Mas devem desejar, acima de tudo, ter a habilidade de anunciar mensagens que vêm diretamente de Deus, pois os que falam com Deus em línguas [MTY] que não aprenderam não estão falando com os seres humanos. Pelo contrário, eles estão falando somente com Deus. Ninguém entende o que dizem. Pelo poder do Espírito de Deus (OU, de dentro do seu próprio Espírito) eles dizem coisas que os outros não sabem. Mas aqueles que anunciam mensagens que vêm diretamente de Deus estão falando com as pessoas para fortalecê-las espiritualmente, para encorajar e consolá-las. Aqueles que falam em línguas [MTY] que não aprenderam recebem para si mesmos uma bênção, mas aqueles que anunciam mensagens que vêm diretamente de Deus proporcionam uma bênção a todos os cristãos da congregação.
Eu gostaria que todos vocês tivessem a habilidade de falar em línguas [MTY] que não aprenderam. Mas gostaria ainda mais que tivessem a habilidade de anunciar mensagens que vêm diretamente de Deus. Se alguém comunicar uma mensagem em uma língua que não aprendeu, não havendo ali ninguém que puder explicar a mensagem, não será tão útil à congregação como anunciar mensagens vindas diretamente de Deus.
Meus irmãos cristãos, suponham que eu fosse ter com vocês e lhes falasse em uma língua, que nenhum de vocês conhece, sem lhes explicar o significado da mensagem falada. Se eu não lhes dissesse, também, algo que Deus me tivesse revelado, ou alguma mensagem recebida diretamente Dele, ou não lhes ensinasse algo que deveriam saber, com certeza isso não seria/como isso poderia ser [RHQ] de nenhuma/alguma ajuda para vocês!? As pessoas tocam instrumentos musicais sem vida. Tocam flautas, harpas, etc., que produzem sons. Mas se as notas não forem tocadas {se os músicos não tocarem as notas} claramente, ninguém vai poder/como poderia alguém [RHQ] saber qual melodia está sendo tocada {qual melodia estão tocando}!? Se alguém que toca corneta deseja dar um sinal de alerta para os soldados se prepararem para a batalha, os soldados com certeza não vão/de que forma os soldados vão [RHQ] poder se preparar se ele não soar claramente o toque de alerta para a batalha!? O mesmo acontece com vocês! Se não disserem palavras que os outros conseguem entender, ninguém vai/como poderão [RHQ] saber o que está sendo comunicado {o que vocês estão dizendo}!? Será como se estivessem falando para o ar! 10 Há no mundo muitas e diversas línguas, e todas elas comunicam algum significado [LIT] às pessoas que entendem as respectivas línguas. 11 Mas se não entendemos a língua falada por alguém, é como se o falante fosse um estrangeiro para nós, e nós estrangeiros para ele. 12 Por isso, digo-lhes o seguinte: Já que vocês desejam ardentemente ter as habilidades que o Espírito de Deus concede, procurem ter e utilizar as habilidades que forem de maior ajuda para todos os cristãos da congregação.
13 Portanto, aquele que tiver a habilidade de falar numa língua [MTY] que não aprendeu deve orar pedindo que Deus lhe dê a habilidade de explicar o significado — dele está orando, sem ele usar a mente. 14 Se orarem numa língua [MTY] que não aprenderam , é o Espírito deles que ora, mas eles não empregam a mente. 15 Por isso vou lhes dizer/será que vocês sabem [RHQ] o que devemos fazer.? Às vezes, podemos orar usando somente nosso Espírito, em línguas que não aprendemos. E, às vezes, devemos orar com a mente, para pensar nas palavras que estamos pronunciando. Semelhantemente, às vezes, podemos cantar empregando somente o nosso Espírito, em línguas que não aprendemos e, às vezes, devemos cantar com a mente, para pensar nas palavras que estamos cantando.
16 Suponha que um de vocês louve a Deus/agradeça a Deus pelo que Ele tem feito empregando somente o seu Espírito e não a mente. Se estiver presente alguém que desconhece as habilidades que o Espírito de Deus dá aos cristãos,ele não vai/como é que ele [RHQ] pode saber quando deve pronunciar o ‘Amém / Assim seja!’? 17 Vocês até podem estar agradecendo a Deus, mas aquela outra pessoa não está recebendo nenhuma ajuda {vocês não estão ajudando aquela outra pessoa}. 18 Dou graças a Deus, pois falo em línguas [MTY] que não aprendi muito mais que qualquer um de vocês. 19 Mas durante os cultos de adoração, para que os outros possam entender o que estou dizendo, prefiro dizer cinco palavras com a mente—para ensinar os outros—do que dizer dez mil palavras em uma língua [MTY] que não aprendi.
20 Meus irmãos cristãos, deixem de pensar como criancinhas sobre estas habilidades que o Espírito de Deus lhes concede. Pelo contrário, pensem sobre elas de uma forma madura. Se quiserem ser como criancinhas, façam poucas coisas ruins como as crianças fazem! 21  Quando os judeus, há muito tempo, recusaram obedecer a Deus, Ele os advertiu daquilo que iria acontecer quando Ele deixasse que os inimigos deles os castigassem. Nas Escrituras está escrito {o profeta Isaías escreveu} o que o Senhor Deus disse a esse respeito:
Vou mandar pessoas de terras estrangeiras atacarem a meu povo.
Elas falarão línguas estranhas [DOU].
Vou advertir meu povo, deixando que isto aconteça,
Mas, mesmo assim, meu povo não vai prestar atenção àquilo que digo.
22 Se falarmos em línguas [MTY] que não aprendemos, já que quaisquer incrédulos que estiverem presentes vão se dar conta de que o Espírito de Deus mora realmente entre nós, servirá de advertência para eles da necessidade deles temerem a Deus. Mas os cristãos não precisam de tal advertência. 23 Suponhamos que, durante o culto de adoração, todos comecem a falar em línguas [MTY] que não aprenderam. Se entrarem incrédulos ou pessoas que nada sabem sobre as habilidades que o Espírito de Deus dá aos cristãos, e ouvirem isso, eles vão com certeza/é verdade, não é, que vão [RHQ] achar todos vocês loucos!? 24 Mas se, enquanto todos vocês cristãos estiverem anunciando mensagens vindas diretamente de Deus, entrar algum incrédulo ou pessoa que não sabe sobre as habilidades que o Espírito dá, tudo que vocês disserem mostrará a esse indivíduo {mostrar-se-á a esse indivíduo pelo que vocês disserem} que ele é pecador, e que será castigado por Deus {que Deus vai castigá-lo} se não abandonar suas práticas ruins. 25 Ele vai se dar conta de que Deus conhece as coisas ruins que ele tem feito, as quais as demais pessoas desconhecem. Então ele vai se ajoelhar, adorando a Deus dizendo: “Deus está realmente no meio de vocês”!
1 Coríntios 14.26-40
TEMA: Todos os cristãos devem estar preparados para participar, de uma forma bem ordenada, dos cultos de adoração.
26 Portanto, meus irmãos cristãos, vou lhes dizer/será que sabem [RHQ] o que acho que vocês devem estar fazendo.? Ao se reunirem para adorar a Deus, alguns de vocês talvez tenham um hino para cantar. Outros podem ter algo para ensinar à congregação. Outros podem ter, para comunicar, alguma coisa que Deus lhes revelou. Outros podem trazer uma mensagem em uma língua [MTY] que não aprenderam. Outros podem explicar o significado dessas mensagens. Tenham cuidado que tudo seja feito em benefício do amadurecimento espiritual da congregação. 27  Está certo que duas, ou no máximo três, pessoas falem em línguas [MTY] que não aprenderam. Mas devem falar uma depois da outra, e alguém deve explicar o significado daquilo que elas acabam de dizer. 28 Se aqueles que desejam falar em uma língua que não aprenderam se derem conta de não haver ali presente ninguém que possa explicar o significado daquilo que vão dizer, eles não devem falar naquela língua durante o culto. Ao falar naquela língua, eles devem se dirigir pessoalmente a Deus, em outro lugar.
29  Durante o culto, duas ou três pessoas devem anunciar mensagens que vêm diretamente de Deus, e os outros ali presentes devem pensar com cuidado naquilo que essas pessoas disserem. 30 Se uma nova mensagem for revelada por Deus {Se alguém receber diretamente de Deus uma nova mensagem} enquanto outra pessoa estiver falando, aquele que fala deve deixar de falar e permitir que a outra pessoa explique o que Deus tiver revelado a ela. 31 Todos vocês podem falar, um por um, anunciando mensagens vindas diretamente de Deus para ensinarem aos outros e para serem encorajados {encorajar todo mundo}. 32 Aqueles que anunciam mensagens vindas diretamente de Deus controlam seu próprio Espírito, portanto podem aguardar a sua vez de falar. 33 Lembrem- se de que Deus não quer que, durante os cultos de adoração, as coisas sejam feitas de uma forma desordenada. Pelo contrário, Ele quer que tudo seja feito de uma forma ordenada/pacífica.
Assim como nas demais congregações dos cristãos, 34 as mulheres não devem {não se permite que as mulheres} interromper/interrompam o culto com suas perguntas. Elas devem guardar em silêncio. Devem ficar sujeitas aos seus maridos. Aquilo que Moisés escreveu [PRS] sobre como Deus criou os seres humanos, no começo de tudo, sugere que as mulheres devam proceder assim. 35 Se elas quiserem saber mais sobre algo dito por um pregador, devem perguntar ao marido ao voltarem para casa, pois é vergonhoso às mulheres interromperem o culto com tais perguntas. 36  Se vocês não concordam com isto que lhes digo, lembrem-se de que [RHQ] a mensagem de Deus não veio primeiro de vocês coríntios. Também, vocês não foram / será que vocês foram [RHQ] os únicos que a ouviram!? Muitos outros ouviram e aceitaram essa mensagem, portanto vocês devem proceder como os cristãos procedem em outros lugares. 37 Se algum de vocês acha que tem a habilidade de anunciar mensagens que vêm diretamente de Deus, ou pensa que tem qualquer outra habilidade concedida pelo Espírito de Deus, ele deve se dar conta de que as coisas sobre as quais tenho escrito nesta carta são mandamentos do Senhor. 38 Mas se ele não estiver disposto a aceitar minha autoridade, ele mesmo não será aceito {Deus não vai aceitá-lo}.
39 Portanto, meus irmãos cristãos, estejam sempre dispostos e ávidos para anunciar mensagens que vêm diretamente de Deus, e não proíbam que alguém fale em uma língua que não aprendeu. 40 Tenham cuidado para que, durante os cultos de adoração, tudo que fizerem seja feito de uma forma apropriada e bem ordenada.