4
Isso é o que eu o oriento a fazer diante de Deus e de Cristo Jesus, que julgará tanto os vivos quanto os mortos, quando vier para estabelecer o seu Reino. Anuncie a palavra de Deus, seja essa tarefa fácil ou não. Diga às pessoas onde elas estão errando, alerte-as e incentive-as. Tenha muita paciência ao ensinar a palavra de Deus.
Pois chegará o tempo em que as pessoas não se preocuparão em ouvir os ensinamentos verdadeiros. Pelo contrário, elas irão querer ouvir algo diferente* e irão se rodear de mestres que lhes dirão o que elas querem ouvir. Elas irão parar de ouvir a verdade e andarão por aí, sem rumo, seguindo lendas. Você precisa manter o juízo em todas as situações. Suporte todas as dificuldades, faça o trabalho de anunciar o evangelho e cumpra a sua missão.
Pois está chegando o momento do meu sacrifício; a hora da minha morte se aproxima. Travei o bom combate, terminei a corrida, mantive a minha fé em Deus. Agora, o prêmio da vitória está reservado para mim. O Senhor, que é o juiz que sempre faz o que é justo, irá me dar esse prêmio naquele Dia. E não apenas para mim, mas também a todos que esperam ansiosamente a sua chegada.
Por favor, venha me ver o mais depressa possível. 10 Pois Demas me abandonou, porque ele amou mais as coisas deste mundo e foi embora para a cidade de Tessalônica. Crescente foi para Galácia e Tito para a Dalmácia. 11 Apenas Lucas permaneceu aqui comigo. Traga Marcos com você, pois ele pode me ajudar com o meu trabalho. 12 Eu enviei Tíquico para Éfeso. 13 Quando você vier, por favor, traga a minha capa que eu deixei na casa de Carpo, na cidade de Trôade, e os livros, especialmente os pergaminhos. 14 Alexandre, o ferreiro, causou muitos problemas para mim. Que Deus o julgue pelo que ele fez. 15 Tome cuidado com ele também, pois ele foi totalmente contra tudo que estávamos dizendo.
16 Quando chegou o momento da minha primeira defesa diante das autoridades, ninguém apareceu para me dar apoio. Fui abandonado por todos. Que eles não sejam responsabilizados por isso. 17 Mas, o Senhor ficou ao meu lado e me deu forças para que eu pudesse anunciar a mensagem por completo, para que todos os não-judeus§ pudessem ouvi-la. Eu fui salvo da morte! 18 O Senhor irá me livrar de todo o mal. E me levará a salvo para o seu Reino Celestial. A ele seja dada a glória para todo o sempre! Amém! 19 Mande minhas saudações a Prisca* e ao seu marido, Áquila, e também à família de Onesíforo. 20 Erasto ficou na cidade de Corinto. Eu deixei Trófimo na cidade de Mileto, porque ele estava doente. 21 Por favor, tente vir antes do inverno. Êubulo envia saudações, assim como Pudente, Lino e Cláudia, e também todos os outros irmãos e irmãs. 22 Que o Senhor esteja com você! Que a graça de Deus esteja com todos vocês!
 
* 4:3 Literalmente, “tendo coceira nos ouvidos.” 4:8 Ver observação em 1:12. 4:16 Referindo-se a um julgamento. § 4:17 Literalmente, “Gentios.” * 4:19 Chamada Priscila, em Atos 18:2. 4:22 Literalmente, “esteja com o seu espírito.”