2
Meus irmãos e minhas irmãs, quando eu fui até vocês, não tentei impressioná-los com belas palavras ou uma sabedoria invejável, ao falar do que Deus tinha a dizer a vocês. Eu decidi que, enquanto estivesse com vocês, eu não queria tirar a atenção do que era realmente importante, ou seja, Jesus Cristo e o fato dele ter sido crucificado. Eu vim até vocês me sentindo fraco e tremendo de medo. Eu não falei com vocês usando palavras convincentes de sabedoria para que vocês acreditassem. Eu apenas expliquei tudo a vocês por meio da prova e do poder que o Espírito transmite. Assim, a sua fé em Deus não se baseia na sabedoria humana, mas, sim, no poder de Deus.
No entanto, devemos usar palavras de sabedoria ao falarmos com aqueles que são espiritualmente maduros, mas não a sabedoria deste mundo ou a sabedoria dos que o governam, pois esses logo saem de cena. Em vez disso, anunciamos a sabedoria de Deus como um mistério revelado*, que antes estava oculto e que foi planejado por Deus, desde a eternidade, para a nossa glória.
Nenhum dos governantes deste mundo conseguiu compreender o que isso significa. Se por acaso eles tivessem compreendido, o Senhor da glória não teria sido crucificado. Mas, como está escrito nas Sagradas Escrituras: “Ninguém jamais conseguiu ver, ouvir e até mesmo imaginar o que Deus preparou para aqueles que o amam.” 10 Mas, Deus revelou isso para nós, por meio do Espírito, pois o Espírito mergulha nas profundezas de Deus. 11 Quem conhece os pensamentos de alguém a não ser a própria pessoa? Da mesma maneira, ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus. 12 Pois nós recebemos o Espírito de Deus, não o espírito deste mundo, para que possamos entender o que Deus tão generosamente nos deu. 13 É a respeito disso que nós falamos, não usando palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas, sim, os ensinamentos que o Espírito nos traz. Nós explicamos tudo o que é espiritual usando termos espirituais. 14 É claro que pessoas que não são espirituais não aceitarão o que vem do Espírito de Deus. Isso não passa de coisas sem sentido para elas. Essas pessoas não conseguem entender, pois o que é espiritual precisa ser entendido da maneira adequada, ou seja, espiritualmente. 15 As pessoas que têm o Espírito investigam tudo, mas elas mesmas não são investigadas.§ 16 Pois “quem entende a mente do Senhor? Quem acha que poderia orientá-lo?”* Mas, nós pensamos como Cristo pensa!
 
* 2:7 Quando o vocábulo “mistério” é usado no Novo Testamento, ele normalmente se relaciona a um mistério revelado, especialmente, referindo-se a Deus, assumindo a forma humana na pessoa de Jesus Cristo. 2:9 Isaías 64 e Isaías 65. 2:11 Literalmente, “quem entre os homens conhece o que um homem verdadeiramente pensa, a não ser o espírito que habita nele?” § 2:15 “Investigar/investigação”: a mesma palavra é usada no original e também pode significar examinar ou julgar. Também está relacionada à palavra traduzida como “entendido” no versículo 14. É difícil se conseguir a sutileza que a palavra exprime no original. * 2:16 Isaías 40:13.